domingo, 14 de abril de 2013

José Rentes de Carvalho, um mestre do Romance português actual


Acaba de ser publicado em Portugal mais um romance do grande escritor José Rentes de Carvalho (n. 1930), português radicado na Holanda desde 1956 e que só nos últimos anos tem sido descoberto em Portugal seu país natal, graças à Editora Quetzal. O título do novo romance chama-se “Mentiras  e Diamantes”, tem algo de romance policial,  e é passado no Algarve.

Rentes de Carvalho insere-se na tradição do Realismo literário, que tem cultores na nossa Ficção, começando em Eça de Queirós e Júlio Diniz (no século XIX) e que se prolongou até aos nossos tempos, tendo no século XX incluído nomes como Ferreira de Castro, Rodrigues Migueis, Aquilino Ribeiro, Miguel Torga e os neo-realistas de 1940-1960, como Fernando Namora, Alves Redol, Carlos de Oliveira, Soeiro Pereira Gomes e Manuel da Fonseca (embora estes cultivassem um realismo, a meu ver, com fortes pressupostos politico-ideológicos, que, em certos casos, tornou demasiado datadas as suas obras).

Nos livros de Rentes de Carvalho (tais como “Ernestina”, “La Coca”, “A amante holandesa”, “O rebate”), encontramos um prazer de uma história bem contada, com ironia e elegância de linguagem, que nos fazem pensar num Eça de Queirós dos nossos tempos que se tivesse dedicado a retratar figuras e casos do Portugal profundo, rural, do interior. Porque Rentes, que vive há décadas na “avançada” e cosmopolita Holanda e foi por lá professor de uma universidade, escolhe, paradoxalmente, para cenário dos seus romances, as regiões rurais do Norte de Portugal, onde mostra o confronto tradição/modernidade e a sobrevivência de figuras e tipos humanos que pensaríamos desaparecidos com a entrada do nosso país na então CEE- Comunidade Económica Europeia (1986). Estou pois curioso em ler este romance,  que, ao que diz a publicidade, é passado no sul de Portugal (o Algarve do turismo), o que é uma novidade  na obra do autor. Mas também espero (re)encontrar as personagens castiças, “telúricas”, dos romances anteriores!

Rentes de Carvalho é, de certa forma, um Eça que escreve sobre o mundo de Camilo. Leiam-no !




Sem comentários:

Enviar um comentário